O objetivo mais procurado pelas pessoas nas academias, estúdios de personal trainer e clubes é o emagrecimento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 50% da população mundial está acima do peso. E isso não é diferente aqui no Brasil.
Os exercícios aeróbios, como por exemplo, caminhada, corrida, natação e bicicleta sempre foram considerados os melhores exercícios para perder gordura. Quando se pensava em emagrecer bastante, logo surgiam longas e maçantes horas de treinos cardiorrespiratórios.
Até então a musculação era vista com preconceito em relação ao emagrecimento e se associava aos treinos resistidos somente para ganho de massa muscular e força. Essa metodologia era utilizada por pessoas que queriam ficar fortes e não se associava com perda de massa gorda.
Porém, estudos mais recentes comprovam que o treino de musculação, juntamente com cardio entre as séries, ou no final do treino, é o melhor método para perder gordura! Sim, musculação emagrece. Isso acontece devido ao aumento do metabolismo basal, que se caracteriza pelo gasto energético que nosso corpo precisa para manter o mesmo funcionando. Quanto mais massa magra o indivíduo tiver, mais calorias o corpo precisará para mantê-la.
De acordo com um estudo recente publicado no “The American Jornal of Clinal Nutrition”, os treinos de musculação são mais eficientes do que os aeróbios. O estudo foi feito com três grupos de controle, entre homens e mulheres. O primeiro grupo só fazia musculação e dieta três vezes por semana. O segundo grupo apenas exercícios aeróbios e dieta quatro vezes por semana. Já o terceiro grupo somente dieta.
O grupo que fez apenas a musculação diminuiu o percentual de gordura e aumentou a massa magra. O grupo que fez apenas os exercícios aeróbios diminuiu o percentual de gordura, mas houve perda de massa magra. E o que fez só dieta diminuiu pouco o percentual de gordura e perdeu massa magra.
Comprovadamente a musculação é um excelente meio de reduzir o percentual de gordura, mas os benefícios não se resumem apenas na diminuição do tecido adiposo. O treinamento com pesos estimula a síntese de proteínas musculares, melhorando a estética e as funções do aparelho locomotor. Além disso, os benefícios obtidos com o uso de exercícios resistidos serão mais duradouros devido à manutenção e até mesmo elevação do metabolismo de repouso, que pode estar ser relacionado com a massa muscular.
O mais óbvio é que aja uma junção dessas duas atividades pois lhe trarão mais benefícios, tenho um blog de dicas de musculação post atualizados semanalmente http://musculosnanet.blogspot.com.br/
Cada estilo de treino tem suas potencialidades. Mas, eu Cristiano Ribeiro Personal há 7 anos, com algumas pós graduações, faço a opção pelo Aeróbico. Cargas emagrecem? Sim. De acordo como modo de aplicação. Inicialmente uso claro, aeróbico.