fbpx

Já parou para pensar por que algumas pessoas emagrecem e alcançam ótimos resultados físicos e outras simplesmente tentam e não conseguem? Será sorte ou azar? Felizmente nenhum dos dois, algumas pessoas não chegam em seu objetivo, porque cometem erros fundamentais em meio ao processo de emagrecimento. 

Vamos conhecer alguns deles abaixo: 

1- Fazer restrições alimentares radicais

O grande problema de medidas radicais é que elas não se sustentam. 

Quando você inicia um processo de emagrecimento, mas tira todos os alimentos que gosta, você resiste pouco tempo nessa rotina alimentar. O seu corpo sentirá falta daquele docinho pós almoço, de uma refeição calórica para celebrar uma boa notícia ou até mesmo aqueles momentos de relaxar comendo uma pizza e vendo Netflix. 

O ideal é você escolher 1 dia na semana para fazer uma refeição livre, de algo que você gosta muito. Ou consumir aquele docinho pós almoço em menor quantidade. Ao invés de uma barra de chocolate, apenas 2 quadradinhos.

2- Exagerar nos fins de semana 

Existem também aquelas pessoas que se “dão folga” da dieta no fim de semana e comem o triplo do que comeram de segunda a sexta. 

Acontece que nosso corpo não entende se é fim de semana ou não, o que ele entende é que se você consumir mais calorias do que gasta, logo você engordará. 

Procure manter sua rotina alimentar também no fim de semana, tomar o mesmo café da manhã, almoço, lanches, quantidade de água etc. 

3- Adicionar azeite e óleo em excesso 

O azeite e óleos vegetais possuem gorduras boas que devem estar presente na alimentação, mas são muito calóricos. Portanto, devem ser utilizados com moderação. 

4- Cortar os carboidratos da alimentação 

Os carboidratos são fonte de energia para nosso corpo, portanto cortá-los por completo é extremamente prejudicial. 

O ideal é consumí-los nos momentos que temos maior gasto de energia, por exemplo, pela manhã, no almoço ou antes do treino. 

5- Dormir pouco e mal 

Respeitar o ciclo de sono e toda a oscilação hormonal que ocorre nesse período é fundamental para ter bons resultados na balança. Você precisa de descanso de qualidade. É importante dormir no escuro para estimular a melatonina, responsável por ativar as moléculas responsáveis pela supressão do apetite e estimular o metabolismo.  

O ideal é dormir de 7 a 9 horas por noite, em um ambiente escuro, sem interrupções. 

6- Praticar apenas atividades aeróbicas 

Ao contrário do que a maior parte das pessoas acredita, todo tipo de exercício físico ajuda a perder peso, não apenas os aeróbicos como caminhada, bicicleta e corrida. A musculação também ajuda a emagrecer e ainda traz a vantagem do aumento da massa muscular, o que melhora o metabolismo e acelera o processo de emagrecimento.

Enfim, existem diversas maneiras de como não alcançar resultados em seu processo de emagrecimento. Mas em todos os caminhos eficientes e que te trazem resultados reais e sustentáveis existe a prática de atividade física e nós podemos te ajudar nisso!

Conte com a Leven!

Professora Lais Carnevale Alves – CREF 122334-G/SP

Referência: Ipsos